Inbound Marketing

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O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing usa de técnicas e estratégias para atrair, converter e encantar clientes, tornando-os fãs.

Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing possibilita a conexão do seu negócio com o seu target, através de Marketing de Conteúdo, SEO, Landing Pages e Redes Sociais, por exemplo.

Esse conjunto de estratégias de comunicação e marketing ajuda na permissão de se conversar com o cliente em potencial, resultando em relacionamentos que podem ser duradouros.

Por que usar estratégias de Inbound Marketing?

Atrair clientes em potencial por meio de conteúdo relevante é sensacional e só traz benefícios, seja a sua empresa pequena ou grande, com foco em B2B ou B2C.

Diferente do modelo tradicional, o Inbound Marketing consegue ser mais eficaz, no sentido de engajamento, o que pode resultar em benefícios como aumentar a autoridade da marca e se tornar uma referência de mercado.

O Inbound Marketing nada mais é que satisfazer o seu cliente com aquilo que ele. Veja algumas vantagens:

Alcance do público certo

Segundo a Content Trends 2017, empresas que adotam o marketing de conteúdo alcançam 2,2 vezes mais visitas em comparação com as que não fazem uso dele.

Mas não considere a quantidade de conteúdo como ponto-chave. O essencial para um Inbound Marketing efetivo é a qualidade do que é produzido.

O mesmo se aplica aos leads atingidos. No Inbound, a métrica principal é a qualidade de cada lead, não a quantidade de contatos.

Prova disso é que a mesma pesquisa mostrou que as empresas que usam marketing de conteúdo focado em qualidade também conseguem gerar 3,2 vezes mais leads que as empresas sem uma estratégia similar.


Aproximação com clientes

O nome Marketing de Atração não é à toa. Por ter conteúdo que agrada a persona, na prática, em vez de só tentar finalizar uma venda, cria-se uma relação de confiança.

É a partir dessa confiança gerada pelo Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing que seu público começa a se abrir para aceitar recomendações.

De acordo com a HubSpot, plataforma de vendas, marketing e atendimento ao cliente, enquanto apenas 29% das pessoas procuram mais informações sobre um produto com um vendedor, 62% fazem pesquisas nesse sentido utilizando sites de busca.


Mais persuasão

Durante todo o processo Inbound, a persona recebe exatamente o tipo de conteúdo que precisa, o que dá a ela tempo suficiente para se convencer e continuar pesquisando.

De acordo com a RockContent, 51% das empresas que usam mídias sociais disseram que um dos principais benefícios é ampliar as vendas e o número de clientes, então, todo o relacionamento que você se esforçou tanto para construir vai fazer toda a diferença no momento mais decisivo da jornada de compra.


Melhora no lucro e nas vendas

Sabe o ciclo de venda? Aquele tempo que você gasta para que a venda se conclua, de fato? Então, esse ciclo se torna mais curto com o Inbound Marketing, já que há uma aceleração nesse processo, devido à movimentação do lead no funil, antecipando a decisão de compra, em muitos casos.

pesquisa Martech 2017, 50,4% das empresas de tecnologia que adotam Inbound Marketing têm ciclo menor que 30 dias, enquanto apenas 29,5% das que usam métodos Outbound têm esse desempenho.

O aumento do lucro vem, em partes, com a redução de custos, porque as técnicas usadas pelo Inbound Marketing costumam ser mais baratas que tecnicas tradicionais de publicidade online. E o melhor é que essa redução dos custos não impacta na qualidade dos resultados, pelo contrário, se torna um investimento mais eficiente.

E o principal resultado é os leads mais qualificados e melhores informados sobre o seu produto, impactando positivamente no seu ticket médio, em comparação àqueles consumidores que não passaram por esse processo de educação.

O Inbound Marketing tem todas as ferramentas que você precisa para nutrir os leads e acompanhá-los de perto antes de oferecer algum produto ou serviço.

Além de vender mais e melhor, o processo apresenta um risco menor de tentar vender antes da hora, o que poderia atrapalhar a venda definitivamente.


Mensuração em tempo real

O marketing de sucesso é aquele orientado a ter resultado positivos. E sabemos da importância de acompanhar os dados em tempo real, para sabermos, com mais precisão, o que está funcionando ou não.

É importante acompanhar de perto os resultados de cada campanha e sua estratégias, ver as respostas obtidas no Marketing de Conteúdo, SEO, entre outros, e ficar de olho no contexto geral de todo o seu planejamento de comunicação e marketing.

Como funciona o Inbound Marketing?

O inbound marketing atua em quatro etapas principais: atração, conversão, venda e encantamento.

1. Atrair: a regra número 1 das conversões online é conseguir tráfego qualificado para os seus canais digitais. Por isso, a primeira etapa da metodologia Inbound é fazer com que estranhos se tornem visitantes regulares, por meio de conteúdo relevante.

2. Converter: o objetivo de conseguir um grande número de visitantes é converter o máximo deles em leads, ou seja, transformá-los em oportunidades reais de venda.

3. Vender: depois de nutrir os leads gerados usando mais conteúdo relevante, é preciso avaliar quem está no estágio certo e fechar a venda.

4. Encantar: a relação com o cliente não termina depois da compra. Pelo contrário, agora começa uma nova jornada, que visa encantá-lo a fim de que se torne um promotor da marca e atraia mais clientes para o seu negócio.

O processo de Inbound Marketing é perfeito para levar o conteúdo certo às pessoas certas, na hora certa, resultando apenas em benefícios para o seu negócio.

[Saiba mais sobre Inbound Marketing no site oficial da BNNSPLT]